Escalar pra quê?


Posted on 25th setembro, by in blog. No Comments

Escalar pra quê?

Encontramos o bendito ranking da revista Forbes (aqui) dizendo que a escalada é o terceiro esporte mais saudável, depois de squash e remo. Isso serve para dar um pouco de credibilidade ao post do nosso blog, mas só tem um probleminha, o ranking é de 2003. Mas quem se importa com que a revista Forbes disse a 10 anos atrás? Será que a escalada é mesmo tão boa assim? Qual a verdadeira razão de escalar?

Não podemos falar por todos os escaladores, mas com certeza as respostas vão girar em torno de coisas como superar desafios, contato com a natureza, adrenalina, chegar no topo, liberdade e o aspecto social da escalada. Apesar de parecer um esporte egoísta, onde a pessoa depende grande parte de sí mesma, a escalada é um esporte extremamente social onde a troca de ideia com amigos e companheiros é constante, o apoio e o compartilhamento de experiências faz com que a escalada proporcione o principalmente a diversão.

A escalada além dos inúmeros benefícios para o corpo, ela trabalha muito com a mente, onde o desafio é vencer a ansiedade, controlar o medo e principalmente aprender com seus erros. Cada parede é um desafio diferente, uma forma diferente de escalar, uma estratégia diferente para subir e chegar ao topo, sendo assim o corpo está em constante aprendizado junto com a mente.

Muitas pessoas procuram a escalada como uma forma não tradicional de trabalhar todos os músculos, desenvolver a capacidade de concentração, coordenação motora e a flexibilidade do corpo. É um esporte fora do comum, onde jamais você ficará no tédio!

Screen Shot 2013-09-25 at 9.34.45 AM

Os benefícios da escalada saem da rocha e vem para o dia a dia. Encarar os medos e as dificuldades vão ficando cada vez mais simples a medida que a escalada vai nos proporcionando o auto conhecimento e a auto superação. E comum comerçarmos a escalar com um pouco de receio, mas a medida que o tempo passa o medo começa a diminuir e começamos a ficar mais confiantes. Essa disciplina trazemos para o dia a dia, fazendo com que os problemas e os dias sejam apenas mais uma “cadena” na nossa vida.

Lembrando que quando se começa a escalar, você vai cair E MUITO, por isso é que devemos ter uma mente muito tranquila e aprender a não se irritar com os nossos erros durante as escaladas. Cair não é a mesma coisa que se machucar. A escalada é um esporte que apesar de parecer maluco, é muito seguro, desde que praticada da forma correta ela é mais segura do que andar de bibicleta.

Nós podemos apresentar a escalada para você, passe aqui na Caverna para experimentar e surpreenda-se com esse esporte.





Deixe uma resposta



Últimos posts:

Escalar pra quê?

Encontramos o bendito ranking da revista Forbes (aqui) dizendo que a escalada é o terceiro esporte mais saudável, depois de squash e remo. Isso...

Dica de filme – Reel Rock

Você conhece o Reel Rock? Uma amostra anual dos maiores filmes de escaladas e aventura do mundo, que já está indo para a sua oitava...

PRIMEIRO V10 FEMININO DO BRASIL

Carin Marchiorato. Boulder “Melhor deixe, com certeza” – Morro do Anhangava em Quatro Barras / PR. Primeira ascensão em 02 de novembro de 2012. 17h Vídeo gravado...